BLOG DO LOCUTOR DO "SIMBORAAAA VAQUEIRAMA"

Todos direitos reservados ao BLOG MUNDO DA VAQUEJADA

ATENÇÃO: A cópia total ou parcial do conteúdo deste site sem a permissão de seu idealizador é crime previsto na Lei de Direitos Autorais

Ajude-nos enviando suas sugestões para melhorarmos o Mundo da Vaquejada.
#EuApoioAVaquejada

ANÚNCIOS 100% GRATUITOS

Paulo Sampaio (85) 9978.0238
E-mail paulosampaiolocutor@hotmail.com
via Twitter http://twitter.com/locutorsampaio
FACEBOOK www.facebook.com/paulo.sampaio.39904

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Em prol do vaqueiro AMADOR


Esse tema vem gerando polêmica dentro da vaquejada nos últimos anos, ou seja, embora vários Circuitos e Associações venham tentando unificar os critérios de avaliação e o perfil do vaqueiro amador através de seus regulamentos, isso não é fácil.
A grande dificuldade encontrada por todos que querem traçar um perfil exato do vaqueiro amador está nos critérios de avaliação, pois, os melhores Circuitos e Campeonatos do país que lidam com essa categoria sempre esbarram em algum requisito de avaliação. Com isso, decidimos abordar esse tema e falar um pouco do que seria um vaqueiro AMADOR.
A categoria AMADOR surgiu em por volta do ano 2000, quando os proprietários de parques observando o aumento do profissionalismo dentro do esporte, adotaram esta categoria como uma forma de equiparar o grau de competitividade. Onde os amantes da vaquejada que competiam na época pudessem disputar de igual pra igual com os demais.
Com o passar dos anos e a evolução do esporte, tudo mudou, as premiações cada vez mais altas, conseqüentemente o valor das inscrições também aumentou, com isso, é notável a mudança no perfil do vaqueiro AMADOR. O grau de competitividade hoje é muito maior do que o de anos atrás, hoje um vaqueiro AMADOR para se destacar e competir de igual para igual com os demais, precisa de toda uma estrutura semelhante a dos profissionais. Ocorre que, quem vive dentro do esporte sabe que a muitos anos a categoria Profissional está estacionada, ou seja, os profissionais são os mesmo de 5, 10 anos atrás.
É muito difícil identificar hoje um AMADOR que se tornou Profissional, já que mesmo sendo um vaqueiro de ponta na categoria amador, ele precisará de toda a estrutura física e financeira necessária para competir entre os profissionais. Infelizmente o que acontece muito é um vaqueiro que se destaca entre os amadores virar “alvo” dos demais, alvo, no sentido de mobilizar os diretores de Circuitos e promotores de vaquejada para barrar este vaqueiro de correr na categoria AMADOR.
Pois bem.
Entretanto, é notável que estes vaqueiros que acabam sendo barrados da categoria amador, não conseguem sequer competir entre os profissionais, tendo em vista que para isso precisa de uma grande estrutura, que inclui no mínimo um cavalo bom, um caminhão adequado para aquela finalidade e um bom patrocinador. Portanto, para muitos, dizer que um vaqueiro amador de ponta é profissional é fácil, difícil é dar as condições necessárias para esse vaqueiro se tornar um profissional.
 Vale ressaltar, o papel de algumas Associações quanto a unificação das regras que regulamentam a categoria, um exemplo é a FEVAP (Federação dos Vaqueiros amadores da Paraíba), uma das pioneiras no ramo que moralizou e deu um novo perfil ao vaqueiro amador, bem como a ASSOVARN (Associação dos Vaqueiros Amadores do Rio Grande do Norte); o CAMPEV (Campeonato Pernambucano de Vaquejada); Circuito Pernambucano de Vaquejada e outros que neste seguimento são exemplos de organização quanto aos critérios de avaliação do vaqueiro AMADOR.
Neste contexto, é triste quando dentro de um esporte tão bonito como a vaquejada é notável a presença de pessoas utilizando a má-fé para tentar excluir estes vaqueiros que se destacam entre os amadores. Hoje, se for analisar o Ranking Nacional 2012, os 10 primeiros colocados são vaqueiros que, embora sejam amadores se comportam como profissionais, e isso é o diferencial.
Existem vaqueiros que a vários anos vem se destacando entre os amadores e nunca foram impedidos de correr nesta categoria. Ocorre que, os protestos para retirar os amadores giram sempre em torno de uma discussão, o perfil do vaqueiro AMADOR.
Sabemos que é complicado fazer uma triagem perfeita entre os amadores, pois, sempre vai existir fatores que não permitam, ou seja, por ter um cavalo melhor; por correr sempre com um esteira profissional; por se concentrar como um profissional; por ser tecnicamente superior, em fim, são muitos os fatores que levam um amador a figurar entre os melhores.
Portanto, não há que se falar em excluir os vaqueiros que se destacam na categoria AMADOR, e sim, reconhecer que os bons resultados obtidos é fruto do seu esforço e dedicação. Vale salientar, que a categoria AMADOR hoje é tão concorrida quanto a categoria profissional, já que os amadores competem nos melhores animais em busca das premiações que as vezes se equiparam com a dos profissionais.
Por tudo que foi exposto, entendemos que é uma injustiça, uma punição e não um reconhecimento como deveria ser, todos os protestos que visão tão somente retirar os melhores amadores de sua respectiva categoria.

 Parque Liberdade – Limoeiro/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sempre serão Bem - Vindos !!!