BLOG DO LOCUTOR DO "SIMBORAAAA VAQUEIRAMA"

Todos direitos reservados ao BLOG MUNDO DA VAQUEJADA

ATENÇÃO: A cópia total ou parcial do conteúdo deste site sem a permissão de seu idealizador é crime previsto na Lei de Direitos Autorais

Ajude-nos enviando suas sugestões para melhorarmos o Mundo da Vaquejada.
#EuApoioAVaquejada

ANÚNCIOS 100% GRATUITOS

Paulo Sampaio (85) 9978.0238
E-mail paulosampaiolocutor@hotmail.com
via Twitter http://twitter.com/locutorsampaio
FACEBOOK www.facebook.com/paulo.sampaio.39904

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

29 DE AGOSTO - DIA NACIONAL DO VAQUEIRO

Tal qual sua importância histórica, a figura do vaqueiro foi eternizada na literatura de Euclides da Cunha, de Guimarães Rosa, de Ariano Suassuna, no cinema, nas novelas e na música. Hoje, eles assumem, no imaginário dos brasileiros, a representação do homem valente, lutador, resoluto e desbravador, que se integra ao ambiente inóspito em que vive, como se dele fosse parte. É preciso ressaltar que, além da força e da coragem, a figura elegante do vaqueiro nordestino faz parte do repertório simbólico nacional. Esse personagem tão brasileiro que simboliza o destemor e a força do nosso povo também o representa na manifestação da sua fé. O vaqueiro é um símbolo de coragem e arrojo dos sertanejos.

Figura lendária que desafia o tempo. Há mais de um século eles correm pelo campo em busca das reses desgarradas. Os cavaleiros do sertão usam armaduras de couro para se proteger dos galhos e espinhos da caatinga. Mesmo assim, eles arriscam a vida e voltam sangrando em cada “pega de boi” – situação em que o vaqueiro tem a dura tarefa de pegar o boi em mata fechada.



Ainda hoje nos tempos modernos existem vários desses vaqueiros espalhados Brasil a dentro, mais não podemos deixar de fora os grandes atletas da sela, os vaqueiros de vaquejada.  
PARABÉNS A TODOS OS VAQUEIROS DO BRASIL !!! 

Um comentário:

  1. parabens vaqueranma pelo nosso dia
    nasi pra cer vaquero vou morrer vaquero!!!!!

    ResponderExcluir

Comentários sempre serão Bem - Vindos !!!